Nesta terça-feira (22), o Cemitério Municipal de Jaraguá do Sul, do Centro, estará fechado das 7h30 às 11h, para ação de rotina no combate ao mosquito Aedes aegypti. A reabertura do cemitério ocorrerá no período da tarde do mesmo dia. Outra data importante a ser observada neste período, é o dia 28 de outubro, quando encerra o prazo para que sejam feitos os reparos nos túmulos ou jazigos, como ampliações, reformas, pinturas e outro tipo de obra mais extensa.
De 28 de outubro até 1° de novembro é o período para limpeza geral e retirada dos materiais de construção utilizados. O dia 2 de novembro é reservado única e exclusivamente para as homenagens e eventuais sepultamentos. O diretor de administração da Prefeitura, Valdeci Oliveira da Silva, orienta quem deseja fazer algum tipo de melhoria em sepulturas nos cemitérios administrados pelo município, para que retirem a autorização na Central de Serviços Funerários, na Rua Reinoldo Rau, 550, no Centro.
“Já para manutenções pintura e limpezas com mangueiras e baldes não há necessidade de autorização”, afirma. A intenção é proporcionar um ambiente mais organizado durante o Dia de Finados.
Outra preocupação é quanto aos recipientes e embalagens utilizados para depositar flores sobre os túmulos. “Não é permitido o uso de embalagens que podem acumular água. Imediatamente após as homenagem do Dia de Finados, faremos a retirada de todo tipo de material que possa favorecer a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e outras doenças”, disse.
Recomendações
- Retire as embalagens plásticas dos vasos de flores. Essas embalagens, utilizadas para cobrir vasos ou como enfeite, acumulam água e se tornam locais ideais para o mosquito se reproduzir. Prefira flores sem embalagem ou as remova antes de posicionar o vaso sobre o túmulo.
- Use vasos com furos na parte inferior que permitam o escoamento da água, evitando o acumulo no recipiente e certifique-se de que o solo ao redor do túmulo esteja preparado para drenar a água que escorrer.
- Não utilize pratinhos nos vasos de flores que formam depósitos de água.
- Inspecione e limpe o local ao visitar o cemitério, aproveite para observar e eliminar quaisquer recipientes descartados que possam acumular água, como plásticos, copos, e outros materiais.
- Durante a visita aos cemitérios, especialmente em horários de maior atividade do mosquito, como o início da manhã e o final da tarde, é recomendável o uso de roupas que cubram braços e pernas e a aplicação de repelente em áreas expostas do corpo.
A Central Municipal de Serviços Funerários e de Cemitérios, fica na rua Reinoldo Rau, 550 – Centro, telefone: (47) 3409-0299 e WhatsApp: (47) 99261-3188. O e-mail centralfuneraria@jaraguadosul.sc.gov.br. Atendimento ininterrupto, fechado apenas para intervalo: da meia noite à 1h e das 12h às 13h.
Caso observe recipientes ou locais que possam acumular água, entre em contato com a os canais de comunicação da Prefeitura:
Ouvidoria: 0800 6420136/ whatsapp (47) 2106-8450
E-mail: saude.ouvidoria@jaraguadosul.sc.gov.br
FONTE/CRÉDITOS: Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Jaraguá do Sul
Comentários: