A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu 0,3% em setembro. A queda reflete uma piora na perspectiva profissional, que recuou 0,4%, e no acesso ao crédito, que diminuiu 1,3%.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (23) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A pesquisa mostrou que a redução foi mais significativa entre as famílias de maior renda e o público masculino, cujas percepções sobre o mercado de trabalho e o consumo futuro pioraram.
A desaceleração na criação de empregos e a incerteza econômica resultaram em uma retração de 0,4% na perspectiva profissional.
A CNC também destacou que o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de julho revelou um aumento no volume de assalariados, com crescimento acumulado de 3,9% nos últimos 12 meses.
No entanto, o mercado de crédito sofreu com a pressão inflacionária e as incertezas fiscais, tornando-se mais restrito e levando a uma retração de 1,3% na satisfação com o acesso ao crédito.
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