Pense Jornal - Sua fonte de notícias na cidade de Jaraguá do Sul

Segunda-feira, 15 de Julho de 2024

Notícias/Saúde

Fumacê ocorrerá em ruas do bairro Estrada Nova nesta quarta-feira (29) em Jaraguá do Sul

A ação será feita pela equipe de Controle de Zoonoses do Município entre 5h30 e 8h

Fumacê ocorrerá em ruas do bairro Estrada Nova nesta quarta-feira (29) em Jaraguá do Sul
Foto PMJS
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que nesta quarta-feira (29), ocorrerá aplicação de fumacê em ruas do bairro Estrada Nova. A ação será feita pela equipe de Controle de Zoonoses do Município, com equipamento intercostal e utilização do inseticida CIELO

Confira as ruas

Estrada Nova
R. Willy Blunk
R. Emma Muller Blunk
R. Lavinia Ferreira dos Santos Sebold
R. Ingo Blunk
R. Henrique João Sebold
R. Clara Schreiner Verbinen
R. Jorge Gilberto Verbinen
R. Eugênio Piccoli
Residencial Jardim das Flores

Importante:
Em caso de chuva ou outras condições adversas de tempo, a ação poderá ser reprogramada para outro horário. O fumacê é feito em áreas com alta infestação de mosquitos e casos de dengue. Os agentes de combate às endemias estão percorrendo a área onde haverá a aplicação do inseticida para orientar os moradores.

A aplicação é uma medida utilizada para combater mosquitos adultos, especialmente o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Isso é feito liberando uma "nuvem" de fumaça contendo baixas doses de um inseticida chamado Cielo-ULV. O objetivo principal é eliminar os mosquitos e reduzir a transmissão dessas doenças.

O fumacê será aplicado ao redor das casas por um agente de endemias utilizando uma bomba intercostal, dispersando a névoa de inseticida, atingindo áreas onde os mosquitos se escondem e se reproduzem, contribuindo para proteger as comunidades contra doenças transmitidas por esses insetos. A aplicação visa eliminar o mosquito na fase adulta que está próximo as residências que serão trabalhadas.

As atividades são planejadas e definidas com base em avaliação técnica, em conjunto com a Regional de Saúde, considerando aspectos epidemiológicos (ocorrência de casos em humanos) e entomológicos (bairros infestados pelo mosquito Aedes aegypti).

Cuidados necessários
- Manter aquários, gaiolas, alimentos e vasilhas cobertos até 02 horas após a aplicação do inseticida;
- Pessoas doentes, idosas, alérgicas e recém-nascidos devem permanecer em locais mais afastados por até 02 horas após a aplicação do inseticida;
- Hortas e árvores frutíferas: orientamos higienizar adequadamente antes do consumo;
- Proprietários de animais de estimação, aquários e pássaros devem colocá-los em um cômodo fechado durante a pulverização do inseticida e liberá-los após 30 a 40 minutos. Recipientes de água e comida dos animais também devem ser recolhidos. No caso de colmeias (caixas de abelha), o mesmo período de espera é recomendado antes de abri-las. (A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento está em contato com os apicultores para orientação).

Publicidade

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Jaraguá do Sul
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!