O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou que o Brasil e outros países precisam ser “consertados” para deixar de prejudicar os interesses comerciais dos EUA.
“Temos um monte de países para consertar, como Suíça e Brasil. Eles têm um problema. Índia. Esses são países que precisam reagir corretamente aos Estados Unidos. Abrir seus mercados, parar de tomar ações que prejudiquem os Estados Unidos. É por isso que estamos em desvantagem com eles”, disse Lutnick entrevista à emissora NewsNation.
A fala ocorre em um contexto de endurecimento nas políticas comerciais adotadas pelo governo Trump. O Brasil por exemplo, foi tarifado em 50% desde agosto.
Na ocasião, o presidente americano afirmou que o atual governo brasileiro representa uma ameaça “incomum e extraordinária” à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA.
Déficit comercial e proteção da indústria local
Lutnick destacou que o foco da ofensiva tarifária é o déficit comercial dos EUA com várias nações, mencionando a Suíça como exemplo de país que “se aproveita” do mercado americano.
Ele afirmou que as novas tarifas são uma forma de pressionar governos estrangeiros a reduzirem barreiras comerciais e facilitarem o acesso das empresas americanas a seus mercados.
Trump justifica as medidas como uma forma de proteger a indústria nacional e garantir a segurança econômica dos Estados Unidos, frente ao que considera uma “invasão” de produtos importados.

Comentários: