DITO PELO NÃO DITO
O governador do Amazonas – metido em falcatrua até o pescoço – conseguiu um habeas corpus e não foi depor na CPI da Pandemia.
O Presidente do procedimento, senador Omar Aziz, disse que iria recorrer da decisão.
Até agora não fez absolutamente nada e pelo visto nem vai fazer.
E alguns ainda duvidam sobre o desserviço ou a finalidade de uma CPI.
NOTA DO GOVERNO
O governo do Estado de Santa Catarina emitiu nota na noite de ontem e fez lima série de recomendações aos municípios.
Diante da situação epidemiológica da COVID-19 em Santa Catarina e da proximidade do inverno, a Superintendência de Vigilância em Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, reforça a necessidade da intensificação nas ações de controle e prevenção da doença, considerando os seguintes aspectos: - Fomento às medidas de prevenção contra a doença
- Reforço nas campanhas de comunicação local com orientação sobre o uso correto de máscara, distanciamento e ventilação em todos os ambientes, sejam públicos ou privados.
- Promover e incentivar o cumprimento das regras de distanciamento físico interpessoal e das medidas de distanciamento social.
- Não autorizar, no âmbito de seu território, o fechamento de ruas, praças e demais espaços públicos para quaisquer finalidades que possam provocar aglomerações, bem como adotar ações para intensificação da fiscalização destes espaços.
- Incentivar a etiqueta da tosse, bem como a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool 70%. - Notificação e comunicação
- Realizar a comunicação oportuna e transparente da situação epidemiológica da COVID-19, por meio das seguintes ações:
○ Notificar os casos e óbitos suspeitos e confirmados pela COVID-19 nos Sistemas de Informação oficiais de forma oportuna, garantindo que informações de qualidade sejam inseridas de maneira ágil nos sistemas, sendo assim analisadas e convertidas em ferramentas importantes para a tomada de decisão por parte da gestão. Para isso, reforçamos as orientações da Nota Informativa nº007/2021 – CIEVS/DIVE/SUV/SES/SC.
○ Instruir a população com informações úteis, com enfoque na prevenção, por meio de boletins ou outras formas de comunicação, para que os indivíduos possam realizar a gestão individual do risco. Como materiais de apoio, podem ser utilizados o e-book produzido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica e o Boletim Epidemiológico. - Rastreamento, isolamento e monitoramento de contatos
- Orientar as equipes de vigilância em saúde e atenção primária em saúde para que realizem busca ativa de pessoas com sintomas de síndrome gripal, e encaminhamento de casos suspeitos para realização da testagem.
- Promover ações para rastreamento de contato de casos suspeitos e confirmados de COVID-19.
- Orientar e comunicar a população e os estabelecimentos de saúde para que seja garantido e respeitado o isolamento de casos suspeitos e confirmados. O rastreamento de contatos é uma medida de saúde pública que busca identificar todos os contatos próximos que um caso suspeito e/ou confirmado de COVID-19 manteve nos dois dias (48 horas) antes do início dos seus sintomas, colocando-os em isolamento domiciliar. Esta estratégia tem como objetivos:
- Identificar, isolar e monitorar os contatos próximos de casos confirmados de COVID-19.
- Identificar oportunamente possíveis casos de COVID-19 em indivíduos assintomáticos.
- Orientar a busca por atendimento médico em momento oportuno.
- Interromper as cadeias de transmissão, diminuindo o número de casos novos de COVID-19.
E ainda existem pessoas que não dão a devida importância.
NO SÁBADO
A Secretaria de Estado da Saúde apontou a matriz de risco como "gravíssima" em todas as regiões de Santa Catarina.
A situação de divide em muito ruim e menos ruim.
Ocupações de UTIs e enfermarias em 100%.
Morte de pessoas com ou sem comorbidade, jovens e idosos.
No entanto, os relatórios das Polícias Militar e Civil registram festas clandestinas, baladas, ou seja, não há conscientização.
Depois, as pessoas lamentam as mortes!
O vírus está adentrando as residências e alguém está trazendo.
DOIS PREFEITOS
Iniciaremos uma série de entrevistas com prefeitos da microrregião no Programa Sergio Peron – que vai ao ar todos os dias das 19 às 20 horas.
Na edição de hoje, os prefeitos de Corupá (Luiz Carlos Tamanini – MDB) e de Guaramirim, Luiz Antonio Chiodini (PP).
Finanças, ações, projetos em andamento, politica 2022 – assuntos que estão na pauta.
Comentários: