Pense Jornal - Sua fonte de notícias na cidade de Jaraguá do Sul

Sabado, 12 de Outubro de 2024

Colunas/Geral

A REAÇÃO DO STF AO FACÃO DO SENADO

Há uma guerra declarada e nítida interferência do Supremo Tribunal Federal nos demais Poderes

A REAÇÃO DO STF AO FACÃO DO SENADO
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

AÇÃO E REAÇÃO

Seria necessário conviver com uma inocência desmedida, caso alguém não esperasse reação dos Ministros do Supremo Tribunal Federal à PEC que limita poderes na Corte.

Como diz um ditado:

Leia Também:

“Ao enforcado, o direito de espernear”.

Há tempos, o STF ocupa os três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Mandam e desmandam e analisam conforme o sono da noite anterior, a vida do sujeito.

Exemplos? Sobram:

- Interferiram em nomeações de Bolsonaro

- Descondenaram Lula

- Descondenaram Paulinho da Força (mais recente)

- Os pronunciamentos de Ministros, declaradamente ativistas, a exemplo de partidos políticos e confundindo a opinião pública: trata-se de uma corte do judiciário ou de um partido político?

- Condenaram no “modo atacadista” os manifestantes do dia 8 de janeiro

- Tolheram o direito dos advogados de acesso aos processos.

- Muitos sequer sabem do que são acusados (que o diga o ex-deputado Kennedy Nunes, aqui de Santa Catarina), intimado várias vezes pela Polícia Federal e nem o Delegado do caso, sabia informar sobre o feito.

- A morte de um preso na Papuda e sobre o qual o STF recebia informações do estado delicado de saúde desde janeiro. Nem é preciso citar a anuência do MPF para a liberdade condicional de “Clersão/Clerzão”e os demais papéis que ficaram abandonados e dormindo na mesa do Ministro Alexandre de Moraes por 80 dias.

- O mesmo preso teria passado 33 ou 36 vezes pela enfermaria do estabelecimento prisional por conta da sua saúde debilitada.

- O socorro levou mais de 40 minutos para chegar.

Apenas com tais lembranças (assim, rapidamente) e não querem freios!

Se acham “deuses intocáveis”.

O QUE DIZ A PEC EM TERMOS GERAIS?

- Recesso do Judiciário: No caso de pedido formulado durante o recesso do Judiciário que implique a suspensão de eficácia de lei, será permitido conceder decisão monocrática em casos de grave urgência ou risco de dano irreparável, mas o tribunal deverá julgar esse caso em até 30 dias após a retomada dos trabalhos, sob pena de perda da eficácia da decisão.

- Criação de despesas: Processos no Supremo Tribunal Federal (STF) que peçam a suspensão da tramitação de proposições legislativas ou que possam afetar políticas públicas ou criar despesas para qualquer Poder também ficarão submetidas a essas mesmas regras.

- Decisões cautelares: A PEC estabelece que quando forem deferidas decisões cautelares — isto é, decisões tomadas por precaução — em ações que peçam declaração de inconstitucionalidade de lei, o mérito da ação deve ser julgado em até seis meses. Depois desse prazo ele passará a ter prioridade na pauta sobre os demais processos.

A “poda na liberação geral” provocou um tilt na cabeça dos togados e entraram em pânico.

PEPINO ESTADUAL

Na sexta-feira, ocorreu uma manifestação de concursados (aprovados e não chamados) da SAP em Santa Catarina.

Trata-se de “mais uma bucha” para ser resolvida pelo Governador e o Secretário de Estado da Administração Prisional.

O problema se arrasta e há necessidade de uma solução.

Falei com o Secretário Carlos Alves na quinta-feira à noite e recebi o seguinte documento:

Em razão da necessidade de regularização do quadro de servidores da SAP e, considerando a impossibilidade imediata de substituir todos os servidores temporários que atualmente compõem o quadro de pessoal desta Secretaria, está em tratativas com a Procuradoria Geral do Estado e com o Ministério Público do Estado de Santa Catarina a elaboração de um acordo no intuito de flexibilizar a rescisão desses contratos sem impactar no funcionamento dos estabelecimentos penais e das unidades de atendimento socioeducativo do Estado, até que os trâmites de ingresso de pessoal via concurso público sejam finalizados.

Em virtude dessa situação, decidiu-se pela prorrogação de contratos por trinta dias dos servidores impactados pelas Ações Diretas de Inconstitucionalidade.

No que tange aos quadros técnicos, é relevante ressaltar que tramita Anteprojeto de Lei desde 2019 visando alteração da Lei Complementar Nº 81/1993, para instituição do quadro lotacional de cargos de provimento efetivo no âmbito da SAP.

Considerando que a pretensão de alteração legislativa necessita, nos termos do Decreto Nº 903/2020, ser submetida ao crivo do Grupo Gestor de Governo, fez-se necessário atender uma série de exigências formais para instrução do feito, visando que a pretensão de alteração legislativa não restasse novamente frustrada, como ocorrido no decorrer destes anos.

Por fim, no que se refere ao citado Anteprojeto de Lei, a SAP informa que na data de hoje fará sua tramitação, encerrando-se assim a necessária instrução técnica atualizada do feito.

Os manifestantes se comprometeram em enviar vídeos e outras informações acerca do tema.

FONTE/CRÉDITOS: Redação
Comentários:
Sérgio Peron

Publicado por:

Sérgio Peron

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!