Pense Jornal - Sua fonte de notícias na cidade de Jaraguá do Sul

Sabado, 09 de Novembro de 2024

Notícias/Estado

CCJ aprova projeto de Lunelli que prevê criação de parques alagáveis em SC

Em Jaraguá do Sul, medida minimizou sensivelmente os efeitos das enxurradas

CCJ aprova projeto de Lunelli que prevê criação de parques alagáveis em SC
Foto Assessoria de Imprensa
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta terça-feira (15), a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei que institui o programa de prevenção a enchentes e alagamentos em Santa Catarina. Com o nome de “Parque Linear Barriga-Verde", a proposta, de autoria do deputado estadual Antídio Lunelli, tem como objetivo dotar as cidades catarinenses de estruturas para reter as águas decorrentes do excesso de chuvas e da inundação dos rios, em casos de eventos climáticos extremos. 

A coordenação do programa ficará a cargo da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, por intermédio do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil (Funpdec).

Em seus votos, os deputados que integram a CCJ seguiram o parecer apresentado pelo deputado Camilo Martins (Podemos), pela constitucionalidade da matéria.

Publicidade

Leia Também:

Os dados disponibilizados pela Defesa Civil do município de Jaraguá do Sul mostram que o Parque Linear Via Verde tem ajudado a minimizar os estragos causados por tempestades e enchentes.

Em 2022, já com o mecanismo em pleno funcionamento, Jaraguá do Sul fechou o ano com 339,3 milímetros de chuva acima do esperado, no entanto, apesar do registro, o município contabilizou pouco mais de 20 ocorrências, sem maior gravidade, não deixando nenhuma família desamparada ou fora de sua casa. Ainda, conforme a Prefeitura, antes da estrutura ficar pronta, os números eram outros.

Em 2011, por exemplo, com registro de 376 milímetros, foram 70 mil pessoas atingidas pelas cheias - 50% do município, 90 pessoas desabrigadas, centenas desalojadas - e 70% da área urbana da cidade atingida.

“Esse é um projeto importante para garantir mais segurança aos municípios. Não adianta a gente ficar a cada enchente correndo atrás do prejuízo se na prática não fizermos nada para mudar essa realidade”.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Imprensa
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!