GUERRA DECLARADA
Quem ainda não se deu conta da guerra declarada entre STF e Congresso Nacional (Senadores e Deputados), certamente está por fora do que anda acontecendo em Brasília.
Há um cabo de guerra e que vai trazer um vencedor.
São dois caminhos:
1 - Freio no ativismo e na interferência do STF nos demais Poderes.
2 – A instituição definitiva da ditadura da toga.
Caso aconteça a opção número 2, o passo seguinte será o fechamento do Congresso.
O POVO
Falei sobre o “cabo de guerra” existente, a beligerância, a escaramuça iminente num vídeo que publiquei nas minhas redes sociais.
O mais interessante nos comentários (que sempre chegam à casa de milhares, juntamente com as visualizações) é a raiva que as pessoas não fazem questão de esconder.
Ninguém manifestou contrário aos passos que estão medindo forças e a maioria torce contra o STF.
Trata-se do resultado daquilo que os brasileiros estão observando ao longo do tempo: Ministros sem votos que legislam e se arvoram em decisões do Legislativo e Executivo.
Também venho alertando há muito tempo:
- Temos todos os ingredientes para que isso não acabe bem!!
E POR QUE?
Numa eventual guerra entre Poderes (como já estamos vendo) e com total ausência da segurança jurídica, os rumos apontam para a necessidade de um terceiro elemento: alguém para colocar ordem na casa, a figura de um “Poder Moderador”.
Quem irá exercê-lo?
Com qual autoridade?
É líquido e certo que nos dias atuais, as Forças Armadas estão desmoralizadas e os atuais comandantes não reúnem as menores condições, além do que, a credibilidade junto ao povo ficou devidamente clara no dia 7 de setembro passado.
Notem que o impasse poderá tomar proporções inimagináveis.
JURISTAS
Advogados renomados e até ex-ministros (do STJ e do próprio STF) apontam para os abusos da Suprema Corte.
E a pergunta repetida, incansavelmente, é a seguinte:
- Será que todos estão errados?
Existem situações que são verdadeiras aberrações jurídicas e nem é preciso ser operador do direito para saber disso.
Outros questionamentos muito recorrentes:
- Estão fazendo tudo isso de forma proposital?
- Com quais objetivos?
- Querem promover um cenário de instabilidade?
- Há alguém por trás disso tudo?
- Os próprios Ministros do STF não sabem de nada?
- Não se apercebem da reação da população?
BUCHA
Muito semelhante à Operação Mensageiro, o GAECO de Santa Catarina deflagrou ontem a Operação Coleta Seletiva que visa investigar irregularidades na contratação de empresa prestadora de serviços de coleta de lixo (reciclável e orgânico) residencial que, por meio de possíveis direcionamentos no certame, teria sido favorecida. Oito mandados de busca e apreensão estão em cumprimento nas cidades de Trombudo Central, Lontras e Otacílio Costa no vale do Itajaí-SC.
As investigações iniciaram após o recebimento de notícias pela 2ª Promotoria de Justiça de Trombudo Central onde investiga-se a condução de concorrência para eventualmente frustrar o caráter competitivo do edital de licitação, por meio de exigência de itens/características demasiadamente específicos, o que inabilitaria concorrentes.
Comentários: