Pense Jornal - Sua fonte de notícias na cidade de Jaraguá do Sul

Sabado, 07 de Dezembro de 2024

Colunas/Geral

MINISTRO GILMAR MENDES CONTESTA LULA

O balaio de siris da CPI do MST

MINISTRO GILMAR MENDES CONTESTA LULA
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

ROTA DE COLISÃO?

Após mais uma fala de Lula e no seu besteirol costumeiro, a coisa parece ter dado uma esquentada.

O ministro e decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, usou as redes sociais para fazer uma série de postagens rebatendo a fala do presidente Lula que, na última semana, voltou a dizer que o conceito de democracia “é relativo”.

Leia Também:

“O conceito de democracia não é relativo. Após a superação dos regimes totalitários do século XX, a democracia não pode, seriamente, ser concebida como uma fórmula vazia, apta a aceitar qualquer conteúdo.”, disse o ministro na primeira postagem.

O ministro seguiu o raciocínio:

“Não é democrático um regime político em que, por exemplo, o Chefe do Executivo vale-se do poder militar para subjugar Congresso e Judiciário (e para garantir a eliminação física dos cidadãos que ousem denunciar abusos ditatoriais).

A realização de eleições, em tal hipotético cenário, jamais poderia afiançar o caráter democrático de um regime político: aos eleitores não cumpre escolher entre governo e oposição, mas apenas referendar a vontade do ditador de plantão.”

O ministro lembrou as lutas travadas para conceber a Constituição de 1988.

“No Brasil, foi apenas após muito sangue derramado que a Assembleia Nacional Constituinte de 1988 adotou um modelo político democrático baseado em valores e princípios que não podem ser relativizados, como a separação dos poderes e os direitos fundamentais.

A Constituição de 1988 exige que não sejamos tolerantes com aqueles que pregam a sua destruição; e também demanda que não seja tripudiada a memória daqueles que morreram lutando pela democracia de hoje.”, finalizou.

BALAIO DE SIRIS

Quem não conhece a expressão: “Quanto mais mexe, mais fede”?

Prestem atenção:

Na CPI do MST, é dada como certa a convocação de Adelar José Pretto, apontado como diretor da cooperativa Terra Livre. O requerimento foi apresentado pelo deputado Kim Kataguiri (União-SP). Como sugere o sobrenome, Adelar é irmão do petista Edegar Pretto, diretor-presidente da Conab. A comissão quer apurar aditivos em contratos do Ministério do Desenvolvimento Agrário que acabaram em entidades ligadas ao MST, como a Terra Livre. Adelar é ativista do movimento dos sem-terra.

Denúncias dão conta que são ao menos 17 aditivos para compra de veículos e capacitação de agricultores, os valores chegam aos R$800 mil

Um dos aditivos inventados pelo MDA favoreceu justamente a Terra Livre. Rendeu R$200 mil para a cooperativa de Adelar Pretto.

Fora os laços pra lá de suspeitos, a Terra Livre é “ficha suja” no cadastro de empresas com sanções. A Transparência revela a penalidade vigente.

AGUARDANDO

Continuo aguardando a “nota oficial do PL de Jaraguá do Sul”- prometida, mas não recebida até o presente momento – onde, segundo a pessoa que me mandou mensagens via Whatsapp – a sigla “explicaria” o apontamento que fiz sobre a condição de correligionários, ou seja, do mesmo partido e que envolve o empresário Edson Junkes e o vereador Jeferson Cardozo.

Não devo ter recebido porque não há argumento para contestar o que afirmei.

Ainda assim, o espaço está garantido – se é que existe uma explicação.

Do mesmo modo, também aguardo uma “explicação científica” da vereadora Nina Santin Camelo (PP) sobre “a transmissão da febre maculosa, através das fezes das capivaras”, conforme a parlamentar afirmou em sessão no Legislativo de Jaraguá do Sul.

Tal afirmação não é verdadeira!

A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato Estrela - da espécie Amblyomma cajennense.

O animal infectado transmite para o carrapato (o carrapato infectado transmite para o animal) que – em contato com o ser humano, transmite também.

Até o presente momento, a “nobre vereadora” não desmentiu a informação falsa.

FONTE/CRÉDITOS: Redação
Comentários:
Sérgio Peron

Publicado por:

Sérgio Peron

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!