CONVERSA PRA BOI DORMIR
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, desembarcou ontem (02) em Brasília para uma reunião com o presidente Lula e deve passar o chapéu na tentativa de conseguir ajuda financeira para aliviar a crítica situação da economia argentina. A reunião foi no final da tarde e teve a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A Argentina enfrenta um grave problema econômico, que passa por escassez de dólares e dívidas com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Recentemente, o país negociou um resgate de US$44 bilhões com o FMI.
Para conseguir o dinheiro do BNDES, o presidente argentino justifica que o recurso será para financiar exportações de produtos brasileiros e para a construção do gasoduto anunciado por Lula no início do ano, quando esteve no país.
Pelos prados Argentinos, a inflação já passou da casa dos 100%.
Mais um calote a caminho!!
DE NOVO
Boletim Focus divulgado ontem -terça-feira (02) pelo Banco Central mostra que o mercado espera inflação mais alta. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado para medir a inflação no Brasil, passou para 6,05%. No último boletim, o marcador era de 6,04%. Esta é a quinta alta consecutiva no IPCA.
Alguns nem sabem o significado disso e para Lula, a culpa é do Banco Central.
Quando começar a doer no bolso, os brasileiros, talvez e muito talvez, demonstrem interesse pelo assunto.
AQUI EM JARAGUÁ DO SUL
Conforme apontei na coluna passada, a Câmara de Vereadores está no compasso do “farinha pouca, o meu pirão primeiro”.
A Secretária de Cultura, Esporte e Lazer Natália Lucia Petri, esteve na sessão de ontem para explicar, colocar ordem na “confusão mental” de alguns vereadores, inclusive da base (leia-se Jair Pedri), com relação aos projetos votados, Leis existentes, modificadas, bolsa atleta, contratação de professores e etc.
Os “pobres edis” – com raras exceções – haviam confundido “conhaque de alcatrão com catraca de canhão”.
Na hora das perguntas, o tradicional individualismo em detrimento do coletivo.
Muitas perguntas sobre “obras na minha região” e sem ao menos a distinção de pastas responsáveis.
O vereador Jeferson Cardozo (PL) que na semana passada (sessão de quinta-feira) brandia um “suposto envelope colocado embaixo da porta”, o que é duvidoso, estava de posse do mesmo documento, mas fez questionamentos infundados, sem embasamento e com o rabinho entre as pernas, antecipou sua saída do plenário da Casa.
CANTO DA SEREIA
Cardozo – como lhe é habitual – preferiu a verborragia na sessão passada, mas diante da explanação da Secretária Natália Lucia Petri, sequer sabia fazer um questionamento fundamentado.
Foi obrigado a elogiar o evento do Dia do Trabalhador que aconteceu na via-verde e com várias atrações.
Tentou um palanquezinho com documentos frágeis e de modo grotesco (que é quando o sujeito fica com aquele sorriso amarelo) se deu conta da canoa furada.
Uma das funções do (a) vereador (a) é a fiscalização e uma das obrigações é a de falar verdades, sob pena de ganhar o tratamento pejorativo de mentiroso.
Um outro cuidado: as fontes!
Se o assunto era tão sério e a ponto de um envelope ser colocado,l sorrateiramente , debaixo da porta do referido vereador, a pergunta é:
- Por que o denunciante não foi ao Ministério Público e fez a entrega?
Outra recomendação é “puxar a capivara” (que não é a Filó) de quem faz a denúncia.
Podem acreditar: encontrarão muita sujeira debaixo do trapete!
Comentários: