O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou uma nota oficial condenando a autorização do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que a CIA realize operações secretas na Venezuela.
O partido considera a medida uma afronta à soberania da nação sul-americana e uma violação do Direito Internacional.
A nota também critica o histórico de ingerências da CIA na América Latina, mencionando ações ilegais e desestabilizadoras que resultaram em golpes e repressão na região.
A decisão de Trump ocorre em um contexto de crescente tensão diplomática entre Washington e Caracas, recentemente, os Estados Unidos realizaram ataques a embarcações venezuelanas suspeitas de envolvimento com o narcotráfico.
O governo dos EUA justificou as ações alegando que os barcos transportavam drogas com destino ao país, no entanto, o PT questiona a legalidade dessas operações.
Além disso, o PT expressou preocupação com a escalada militar na região, Trump já havia determinado o envio de 10 mil soldados para o Caribe e a mobilização de oito navios de guerra, incluindo submarinos e embarcações de ataque anfíbio, sob o argumento de combater o narcotráfico.
A recente autorização à CIA permite operações letais contra a ditadura de Nicolás Maduro, realizadas de forma autônoma ou em apoio a ofensivas militares maiores.

Comentários: