O preço da gasolina comercializada pela Petrobras está 12% abaixo das cotações do PPI (Preço de Paridade Internacional), indica um relatório da Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis) divulgado nesta 2ª feira (6.jan.2025). A diferença do valor interno do litro para o usado no comércio exterior está em R$ 0,36. Já o diesel apresenta um desajuste médio de 9%, uma disparidade de R$ 0,61 no preço do litro vendido pela estatal em comparação com o PPI.
A recente escalada do dólar, que acumula alta de quase 15% desde outubro de 2024, ampliou o descompasso entre os combustíveis no Brasil e no mercado internacional. Além disso, o preço do Brent, referência global para a commodity energética, subiu cerca de 8% no último mês. Com o valor abaixo da paridade, a Petrobras deixa de obter resultados financeiros ideais, reduzindo o retorno para os acionistas. Essa política impacta diretamente os lucros da estatal e sua capacidade de reinvestimento.
Sérgio Araújo, presidente executivo da Abicom, também destacou os impactos na cadeia de biocombustíveis e concorrência. “Gasolina com preço muito baixo dificulta a precificação adequada do etanol […] Isso também gera um desequilíbrio concorrencial para refinarias privadas que buscam ajustar seus preços ao valor de mercado”, disse. Em maio de 2023, a Petrobras desvinculou sua política de preços do PPI. O último reajuste da estatal foi uma elevação de 7,04% no litro da gasolina, em julho de 2024.
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