Pense Jornal - Sua fonte de notícias na cidade de Jaraguá do Sul

Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025

Notícias/Mundo

Polícia Federal recupera em Londres obra literária furtada de museu do Pará

Ação de cooperação policial internacional foi fundamental para a recuperação da obra.

Polícia Federal recupera em Londres obra literária furtada de museu do Pará
Foto PF
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Polícia Federal recuperou em Londres, no Reino Unido, uma obra literária do ano de 1658 que foi furtada do Museu Emílio Goeldi, em Belém/PA, em 2008.

A obra holandesa intitulada “De India utriusque re naturali et medica”, de Guilherme Piso, foi recuperada graças ao trabalho de cooperação policial internacional entre a Polícia Federal, por meio de sua adidância no Reino Unido, e a Polícia Metropolitana de Londres (Scotland Yard), por intermédio de sua Unidade de Artes e Antiguidades.

As investigações relacionadas ao furto no Museu Emílio Goeldi tiveram início em 2008. Três servidores do museu foram denunciados por peculato culposo em 2011, em decorrência das investigações.

Publicidade

Leia Também:

Em dezembro de 2023, a obra a “Reise in Chile und auf dem Amazonstrome” foi recuperada na Argentina, em ação de cooperação jurídica com o país vizinho.

A PF segue trabalhando para localização e repatriação das obras furtadas e para identificar a autoria do furto e eventuais responsáveis pela venda dos livros.

Preservação do patrimônio histórico e cultural

A Polícia Federal desempenha importante papel na salvaguarda do patrimônio cultural ao colaborar ativamente na localização e recuperação de obras de arte roubadas ou ilegalmente comercializadas.

Utilizando diversas bases de dados sobre bens culturais, a PF atua na identificação e rastreamento de itens valiosos desviados, fomentando a cooperação entre as autoridades policiais em diferentes nações.

A repatriação das obras literárias representa um marco fundamental para o Brasil, demonstrando um compromisso renovado com a preservação do patrimônio cultural e estabelecendo um precedente essencial para a recuperação de elementos históricos.

FONTE/CRÉDITOS: Coordenação-Geral de Comunicação Social da PF
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!