Pense Jornal - Sua fonte de notícias na cidade de Jaraguá do Sul

Segunda-feira, 27 de Outubro de 2025

Notícias/Economia

Movimentação de cargas nos portos de SC cresce 5,2% no primeiro semestre de 2025

O comparativo é em relação ao mesmo período do ano passado

Movimentação de cargas nos portos de SC cresce 5,2% no primeiro semestre de 2025
Jonatã Rocha/SecomGOVSC
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A movimentação de cargas nos portos de Santa Catarina cresceu 5,23% no primeiro semestre de 2025, em relação ao mesmo período de 2024. Nos primeiros seis meses do ano já foram mais de 32,2 milhões de toneladas movimentadas. O desempenho é superior à média nacional, que ficou em 1,02% e o melhor entre os estados do Sul do Brasil. Os dados foram apurados pela gerência de Portos, da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, junto à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

No setor de contêineres, os portos catarinenses cresceram 12,4% em relação à 2024, movimentando mais de 1,34 milhões de TEUs. O crescimento nacional foi de 10,2%. Foram mais de 15 milhões de toneladas movimentadas. Os portos de Santa Catarina respondem por 19,25% da movimentação total de conteineres do Brasil.

“Os portos de Santa Catarina seguem cumprindo o seu papel de importância dentro da logística estadual e nacional. Pelos nossos portos passam quase 20% do total de contêineres do país. Atendemos também setores do agronegócio e seguimos em constante crescimento nos últimos anos. Tudo isso é resultado de um trabalho sério e de planejamento dos gestores dos nossos portos públicos e privados”, avalia o secretário da SPAF, Beto Martins.

Publicidade

Leia Também:

O Porto Itapoá teve no primeiro semestre o segundo maior movimento do país, com 8,1 milhões de toneladas em cargas conteinerizadas. Portonave movimentou 4,8 milhões de toneladas, Itajaí movimentou 1,4 milhões e Imbituba movimentou 656,3 mil toneladas.

Porto de São Francisco do Sul. Foto: Gustavo Rotta

Em movimentação total de cargas, o Porto de São Francisco do Sul movimentou 8,7 milhões de toneladas, seguido por Itapoa com 8,1 milhões de toneladas, Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul, com 5,1 milhões de toneladas, Portonave com 4,8 milhões de toneladas, Imbituba com 3,6 milhões de toneladas e Itajaí com 1,6 milhões de toneladas. Outros terminais localizados no estado movimentaram 246 mil toneladas.

FONTE/CRÉDITOS: SECOM/SC
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!