O deputado estadual Antídio Lunelli teve aprovada, na Alesc, uma indicação ao governo do Estado solicitando a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público. Ao todo, 874 soldados e 172 oficiais aguardam nomeação.
"Não podemos ignorar o escalonamento da violência que vem acontecendo nos nossos municípios. Temos a melhor polícia militar do país, mas precisamos reforçar o efetivo o quanto antes. Este é o desejo da nossa sociedade, que clama por mais segurança e proteção”, pontua o parlamentar.
No documento, Lunelli traz dados sobre o panorama do efetivo da segurança. Em 2013, eram 11.533 policiais militares na ativa em Santa Catarina. Em 2017, a corporação contava com um efetivo de 10.838 policiais e, atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais, revelando uma queda de 16,9% no efetivo nos últimos dez anos.
Com isso, Santa Catarina tem a menor proporção de policiais militares em relação à quantidade de habitantes (1,3 policial para cada mil pessoas), apresentando a menor média do país. "Esta é uma demanda urgente", ressaltou Lunelli.
Comentários: