Pense Jornal - Sua fonte de notícias na cidade de Jaraguá do Sul

Quarta-feira, 23 de Abril de 2025

Notícias/Polícia

Delegado e policiais de SP são presos por corrupção e elo com PCC

Ação conjunta da PF e do Gaeco é resultado de investigação de delação de empresário assassinado em Guarulhos

Delegado e policiais de SP são presos por corrupção e elo com PCC
Foto PF
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) prenderam o delegado Fábio Baena, mais três policiais civis de São Paulo, na manhã desta terça (17), na Operação Tacitus, deflagrada para prender oito suspeitos de integrar organização criminosa voltada à lavagem de dinheiro e corrupção policial milionária.

Baena foi citado na delação do empresário Antônio Vinícius Gritzbach, assassinado a tiros de fuzil no Aeroporto de Guarulhos, em novembro, após delatar a facção criminosa PCC e policiais.

A ação levou 130 policiais federais às ruas das cidades de São Paulo, Bragança, Igaratá e Ubatuba, com apoio da Corregedoria da Polícia Civil, que também cumprem 13 mandados de busca e apreensão. E os alvos da Operação Tacitus podem responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva e ocultação de capitais, cujas penas somadas podem alcançar 30 anos de reclusão.

Publicidade

Leia Também:

“A investigação partiu de análise de provas que foram obtidas em diversas investigações policiais que envolveram movimentações financeiras, colaboração premiada e depoimentos. Tais elementos revelaram o modo complexo que os investigados se estruturaram para exigir propina e lavar dinheiro para suprir os interesses da organização criminosa”, detalharam a PF e o Gaeco do Ministério Público de São Paulo (MPSP).

A operação foi batizada com o termo em latim que significa “silencioso” ou “não dito”, em alusão ao modo de operação da organização criminosa.

FONTE/CRÉDITOS: Comunicação Social da Polícia Federal em SP
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!