Pense Jornal - Sua fonte de notícias na cidade de Jaraguá do Sul

Terça-feira, 23 de Julho de 2024

Notícias/Polícia

Polícia deflagra operação contra o roubo de cargas

Dois investigados foram presos no Paraná

Polícia deflagra operação contra o roubo de cargas
Foto PC/SC
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta terça-feira (11/06), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, deflagrou operação policial na cidade de Londrina, no Paraná.  Foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão.

A investigação, coordenada pelo Delegado de Policia Osnei Valdir de Oliveira, identificou autor de furto de carga, ocorrido no dia 22/07/2023 na cidade de São Francisco do Sul/SC. Na ocasião foram levadas 36 toneladas de fertilizantes, possuindo valor comercial no importe de R$ 57.591,00. A carga embarcada na cidade de São Francisco do Sul/SC tinha como destino Itaberaí/GO.

Ao tomar conhecimento do crime, a equipe de investigação da DFRC adotou medidas para o esclarecimento dos fatos. Restou apurado a participação da transportadora contratada para o frete, que pré-orquestrou a empreitada criminosa.  Assim que o motorista tomou posse da carga de fertilizantes, iniciou-se a fase de ocultação do crime, momento em que o responsável pela transportadora enviou ao contratante do frete um boletim de ocorrência falso supostamente registrado no estado de São Paulo.

Publicidade

Leia Também:

De pronto foi verificado se tratar de prática muito utilizada pelos grupos criminosos para a subtração de cargas, valendo-se da atividade laboral para lesar a vítima, tanto com a prática do furto quanto mediante o recebimento do valor relativo ao adiantamento do frete.

Dias após esse crime, os mesmos autores usando da mesma estratégia praticaram outro furto de carga de fertilizantes na cidade de Paranaguá/PR. Para possibilitar a execução dos crimes, realizam os carregamentos próximos de finais de semana e/ou de feriados, aproveitam-se do período que permaneceram na posse da carga para subtraí-las.

Após identificar atuação do grupo criminoso, o titular da DFRC/DEIC, Delegado Osnei Valdir de Oliveira, representou pela expedição de mandados de prisão e de busca e apreensão, sendo tais medidas deferidas pelo Poder Judiciário.

Nesta manhã, as ordens judiciais foram cumpridas pela DFRC/DEIC, com apoio operacional da Polícia Civil do Paraná – Delegacia de Cambé/PR.

Além do empresário, também foi preso o motorista que atuou para a subtração da carga. Na época do crime ele já se encontrava foragido e havia dois mandados de prisão em seu desfavor, pela prática dos crimes de homicídio e tráfico de drogas.

Denúncias e informações relacionadas a Roubo de Cargas podem ser encaminhadas para o e-mail _deic-dfrc@pc.sc.gov.br da POLÍCIA CIVIL, sendo garantido o anonimato.

FONTE/CRÉDITOS: Comunicação Social da Polícia Civil de Santa Catarina
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!