Pense Jornal - Sua fonte de notícias na cidade de Jaraguá do Sul

Segunda-feira, 15 de Julho de 2024

Notícias/Polícia

Polícia Civil prendeu homem envolvido no roubo de cargas de vergalhão

O cumprimento do mandado de prisão foi realizado em São Paulo

Polícia Civil prendeu homem envolvido no roubo de cargas de vergalhão
Banner PC/SC
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, deflagrou operação policial no estado de São Paulo. Foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão nas cidades Santa Lúcia/SP e São Carlos/SP. A investigação, coordenada pelo delegado de Policia Osnei Valdir de Oliveira, identificou grupo criminoso responsável por furtar cargas em Santa Catarina.

As investigações iniciaram após o furto de uma carga de vergalhão avaliada em R$ 132.870,00. O motorista alegou que, no dia 07/03/2024, após efetuar o embarque da carga em São Francisco do Sul/SC, seguiu pela Rodovia BR101 e próximo a Itajaí/SC foi abordado por homens armados que o mantiveram encapuzado na cabine do caminhão. Após realizarem a subtração da carga, os autores o liberaram em Piracicaba/SP. Para comprovar seu relato, o motorista forneceu ao transportador um Boletim de Ocorrência supostamente registrado em Piracicaba/SP.

Ao tomar conhecimento do crime, a equipe de investigação da DFRC adotou medidas para o esclarecimento dos fatos. A investigação comprovou que o motorista e o homem que atuou como agenciador de cargas estavam envolvidos no furto da carga de vergalhão. Apurou-se que para dissimular a prática criminosa, foi apresentado boletim de ocorrência falso.

Publicidade

Leia Também:

No curso das investigações descobriu-se ainda novo delito praticado pelo mesmo motorista, que no caso anterior foi o agenciador da carga, desta feita a subtração de uma carga de bobina de aço praticada no dia 11/01/2024, também realizada na cidade de Sâo Francisco do Sul/SC. A carga estava avaliada em R$ 180.000,00.

Restou comprovada a participação do agenciador da carga, que pré-orquestrou a empreitada criminosa.  Após identificar atuação do grupo criminoso, o delegado titular da DFRC/DEIC representou pela expedição de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, sendo tais medidas deferidas pelo Poder Judiciário.

As ordens judiciais foram cumpridas pela DFRC/DEIC, com apoio operacional da Polícia Civil de São Paulo – Delegacia de Santa Lúcia/SP e Delegacia de São Carlos/SP. Em desfavor de um dos indiciados responsável pelo furto foram expedidos e cumpridos dois mandados de prisão preventiva.

“No período de 03 meses, o mesmo motorista subtraiu cerca 6 cargas. Isso demonstra de forma muito clara a fragilidade nos sistemas de mensuração de riscos, tanto da análise qualitativa quanto quantitativa. Quase a totalidade dos Furtos de Cargas podem ser evitados, mas para isso é necessário uma cultura organizacional voltada a uma análise criteriosa. Mão de obra escassa não justifica a flexibilização de critérios”, destaca o delegado de Policia Osnei Valdir de Oliveira.

Denúncias e informações relacionadas a Roubo de Cargas podem ser encaminhadas para o e-mail deic-dfrc@pc.sc.gov.br  sendo garantido o anonimato.

FONTE/CRÉDITOS: Comunicação Social da Polícia. Civil de Santa Catarina
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!