A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Combate a Estelionatos do Departamento de Investigação Criminal da Capital (DCE/DIC), em colaboração com a Polícia Civil do Ceará, por intermédio da Delegacia de Defraudações e Falsificações, cumpriu mandado de prisão preventiva contra um estelionatário.
As investigações foram iniciadas em março de 2023, após um idoso, morador de Florianópolis ser vítima do ”golpe do precatório”, resultando em um prejuízo de aproximadamente R$ 44 mil. As quebras de sigilo conduzidas pela Divisão de Estelionatos de Florianópolis possibilitaram a identificação do autor do crime.
Com o mandado de prisão expedido, a Delegacia de Defraudações e Falsificações de Fortaleza localizou e prendeu o investigado em Fortaleza. Durante a operação, foram apreendidos um veículo Jeep/Compass, o telefone celular do investigado e diversos documentos falsificados.
O estelionatário já havia sido detido anteriormente pela Polícia Civil do Piauí e pela Polícia Federal em casos similares. Na “Operação Valentina”, deflagrada pela PF, ele foi preso junto a outros 10 indivíduos, acusados de defraudar mais de mil vítimas em todo o Brasil, causando um prejuízo total superior a R$ 7,5 milhões.
Comentários: