Pense Jornal - Sua fonte de notícias na cidade de Jaraguá do Sul

Sabado, 09 de Novembro de 2024

Notícias/Política

PF aponta ‘engrenagem criminosa’ de Janones na rachadinha

Inquérito está sob relatoria do ministro Luiz Fux (STF)

PF aponta ‘engrenagem criminosa’ de Janones na rachadinha
Foto Ag.Câmara
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Polícia Federal (PF) decidiu indiciar o deputado federal André Janones (Avante-MG) no inquérito que investiga supostas “rachadinhas”.

“O Deputado Federal André Janones é o eixo central em torno do qual toda a engrenagem criminosa gira. A investigação expôs a ilicitude de seus atos em todas as etapas, desde o início até o desfecho”, diz o relatório da PF, enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O parlamentar ainda não é réu no caso que tramita em carácter preliminar. O deputado foi indiciado pelos crimes de associação criminosa, peculato e corrupção passiva.

Publicidade

Leia Também:

Além de Janones, dois ex-assessores do parlamentar foram indiciados pela PF pelos crimes de corrupção passiva e associação criminosa.

O ministro Luiz Fux é o relator do inquérito que foi instalado em dezembro do ano passado no Supremo.

A ação da PF vai contra a posição do deputado federal e candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (Psol) que em junho deste ano, decidiu arquivar e livrar Janones do inquérito no Conselho de Ética da Câmara que pedia a cassação do mandato do parlamentar.

Boulos que era o relator do inquérito, entendeu que “não houve justa causa que justificasse” o avanço do processo.

Como noticiou o Diário do Poder, a sessão foi marcada por confusões, onde André Janones e o colega de Câmara e também deputado mineiro Nikolas Ferreira (PL), trocaram ofensas e quase saíram no soco na deliberação.

A confusão foi estendida mesmo após a reunião. Janones ameaçou Nikolas e exaltado partiu pra cima do deputado: ” vem cá, vem cá moleque! Eu quebro tua cara com um soco, otário”.

O caso

As suspeitas contra o parlamentar surgiram após exposição de áudios onde Janones defendia o pagamento das suas despesas de campanha para os assessores.

O parlamentar afirmou nas gravações que seriam retirados valores dos salários dos assessores, provenientes dos cofres públicos, para “repor” esses gastos.

Quebra de Sigilo

Em janeiro deste ano, a Polícia Federal identificou indícios da possível “rachadinha” de Janones e solicitou a quebra dos sigilos fiscais e bancários do parlamentar.

Para investigar adequadamente esse tipo de conduta, deve-se rastrear o fluxo financeiro e analisar o patrimônio dos suspeitos. Nesse contexto, o afastamento do sigilo bancário e fiscal se torna um passo essencial, pois possibilita um exame minucioso das transações financeiras e dos bens que possam ter vínculos com as práticas ilícitas em questão”, apontava trecho da representação.

Um mês depois, o ministro Luiz Fux decidiu quebrar os sigilos fiscais e bancários do parlamentar.

Também foram quebrados na ocasião, os sigilos de assessores e ex-assessores do deputado.

FONTE/CRÉDITOS: DP
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!