A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) apresentou um requerimento para convocar Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a prestar esclarecimentos à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Tagliaferro é central nas acusações de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, teria ignorado os procedimentos necessários ao solicitar relatórios da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) do TSE, onde ele trabalhava, para investigar aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo Kicis, essa convocação é uma oportunidade para esclarecer o que ela considera uma “disparidade nas investigações de políticos e cidadãos de direita em comparação aos de esquerda”.
A parlamentar alega que os relatórios encomendados pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, conduzidos por Tagliaferro, evidenciam essa diferença.
A deputada afirma que a convocação de Tagliaferro seria uma oportunidade para esclarecer questões sobre “imparcialidade, possível perseguição política e uso indevido de recursos públicos”.
O requerimento de Kicis ainda precisa ser aprovado pelos outros membros da comissão para que a convocação de Tagliaferro seja efetivada.