O Senador Sérgio Moro (União-PR) falou à imprensa, ontem (9), após o fim do julgamento que determinou sua inocência perante o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.
“Há juiz em Curitiba”, comemorou Moro parafraseando a famosa frase “há juiz em Berlim”, que tem implicações sobre o zelo pela lei. Trata-se de uma máxima conhecida do universo jurídico, com significado remetente à segunda guerra mundial e ao ‘conto’ sobre o rei Frederico II em ‘disputa jurídica’ com o dono de um moinho.
“Um julgamento técnico e impecável rejeitou as ações que buscavam a cassação do mandato de senador que me foi concedido pela população paranaense. Na data de hoje, o Tribunal Regional de Curitiba representa um farol para a independência da magistratura frente ao poder político. Juízes, desde que independentes, e sujeitos apenas à Lei são a garantia da liberdade”, ponderou.
Para Moro, o TRE honrou os votos de quase 2 milhões de paranaenses que o elegeram. Ele falou em ‘oportunismo’ para se referir às ações movidas contra seu mandato, citou injustiças e ameaças sofridas por sua família e agradeceu o apoio da esposa, deputada Rosangela Moro(União).
De acordo com o senador, é tempo de ‘pacificação institucional’. Ele também pregou ‘o respeito ao Congresso Nacional’ e disse que “os divergentes precisam ser convencidos e não eliminados”.
Comentários: