Pense Jornal - Sua fonte de notícias na cidade de Jaraguá do Sul

Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024

Notícias/Política

Governo bloqueia liberação de emendas para cumprir decisão de Dino

A AGU informou ao STF que novos pagamentos e empenhos do orçamento secreto estão bloqueados até que se cumpra metas de transparência

Governo bloqueia liberação de emendas para cumprir decisão de Dino
Foto reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O pagamento de emendas parlamentares pelos cofres do governo federal está temporariamente suspenso. Com o objetivo de cumprir decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), Advocacia-Geral da União (AGU) bloqueou novos pagamentos e empenhos de emendas de RP9, conhecidas como orçamento secreto, e RP8 (emendas de comissão), até que haja transparência e rastreabilidade.

Dino cobrou em decisão completa transparência nos repasses de emendas. “O cumprimento das obrigações estabelecidas na decisão deve ser feito com a máxima celeridade para não comprometer projetos em andamento. A Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI) pode auxiliar nos trabalhos. Precisa recuperar inclusive o remanejamento de recursos que são feitos”, diz a AGU.

A decisão do governo federal ocorreu em reunião técnica realizada na terça-feira (6/8) na AGU para detalhar informações e procedimentos a serem adotados para o integral cumprimento do acórdão do STF, que considerou inconstitucional o orçamento secreto no Congresso Nacional. A ação é de relatoria do ministro Flávio Dino.

Publicidade

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: Metropoles
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!