Pense Jornal - Sua fonte de notícias na cidade de Jaraguá do Sul

Sexta-feira, 18 de Abril de 2025

Notícias/Nacional

Canais de notícia da imprensa tradicional afundam em audiência

Os canais de notícia da TV por assinatura no Brasil enfrentaram uma queda alarmante em audiência no mês de novembro, com o Ibope registrando números cada vez mais baixos.

Canais de notícia da imprensa tradicional afundam em audiência
Foto reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Segundo dados da Kantar IBOPE Media, a soma das cinco principais emissoras de notícias não passou de 0,18 ponto no Painel Nacional de Televisão (PNT).

O número, abaixo de 0,4 ponto, é considerado um verdadeiro "traço", sinalizando que a presença de público é tão baixa que o próprio software de medição tem dificuldades para registrar a audiência.

Em detalhes, a GloboNews teve apenas 0,11 ponto, enquanto Jovem Pan News e CNN Brasil empataram com 0,03 ponto cada. A Band News ficou ainda mais atrás, com 0,01 ponto, e a Times Brasil CNBC não teve nenhum resultado registrado. Esses números refletem uma crise profunda no setor, que vem sendo monitorada desde o início do ano. No acumulado de 2024, esses canais de notícia mal somam 0,6 ponto de média de audiência, um indicativo claro de que o público está se afastando.

Publicidade

Leia Também:

Esse fracasso está ligado a um cenário mais amplo: o mercado de TV por assinatura no Brasil vive uma queda drástica nos últimos 10 anos. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de assinantes caiu pela metade, de 2014 para 2024. A crise de audiência nos canais de notícia é apenas a ponta do iceberg, já que muitos brasileiros optaram por alternativas digitais e plataformas de streaming.

A situação não é muito diferente no mercado internacional.

A CNBC, que opera no Brasil sob licença da NBC Universal, também enfrenta grandes problemas.

A emissora está se desligando do conglomerado de mídia Comcast, que decidiu criar uma nova empresa para reunir os canais a cabo. Isso reflete uma mudança estrutural nas empresas de mídia, que tentam se adaptar a um novo panorama, onde a imprensa tradicional perde cada vez mais relevância.

FONTE/CRÉDITOS: M
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!