ANALFABETO FUNCIONAL
O que é?
São chamados de analfabetos funcionais os indivíduos que, embora saibam reconhecer letras e números, são incapazes de compreender textos simples, bem como realizar operações matemáticas mais elaboradas. No Brasil, conforme pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro, 50% dos entrevistados declararam não ler livros por não conseguirem compreender seu conteúdo, embora sejam tecnicamente alfabetizados. Outra pesquisa, realizada pelo Instituto Paulo Montenegro e pela Ação Educativa, revelou dados da oitava edição do Indicador de Analfabetismo Funcional, o Inaf, cujos resultados são alarmantes.
VEJA SE RECONHECE ALGUM
De acordo com o Inaf, a alfabetização pode ser classificada em quatro níveis: analfabetos, alfabetizados em nível rudimentar (ambos considerados analfabetos funcionais), alfabetizados em nível básico e alfabetizados em nível pleno (esses dois últimos considerados indivíduos alfabetizados funcionalmente). Conforme a pesquisa, que aplica um teste avaliando as habilidades de leitura, escrita e Matemática, o domínio pleno da leitura vem sofrendo queda entre todos os entrevistados, tendo eles concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Superior. Os dados mostram que o problema do analfabetismo funcional deve ser levado a sério, pois a dificuldade de compreensão dos gêneros textuais, mesmos os mais simples e mais acessados no cotidiano, prejudica o desenvolvimento intelectual, pessoal e profissional do indivíduo.
E LÁ EM ARARAQUARA?
Prefeito de Araraquara, Edinho Silva -filiado ao PT – foi desmentido pela revista Oeste.
O município decretou o lockdown mais duro do país, fechando, inclusive supermercados.
Ele disse que após um mês – havia diminuído o número de contaminados.
Mentira!
Aumentou em 37% os casos de contaminação.
Os leitos de UTI aumentaram porque o governo estadual disponibilizou recursos.
A imprensa necrotério adora notícias falsas para mostrar que está certa.
QUESTÃO DE LÓGICA
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, reforça que é falsa a informação que está circulando em alguns grupos de WhatsApp trazendo um calendário de vacinação contra a Covid-19, conforme as faixas etárias. A liberação das vacinas para cada faixa etária depende do recebimento de vacinas, que são enviadas pelo Ministério da Saúde. A Secretaria estará divulgando os públicos a serem vacinados pela comunicação da Prefeitura Municipal e pelos meios de comunicação. Portanto, este calendário é fake.
Como é que ninguém se perguntou:
- Existe vacina para todos?
A resposta seria “NÃO”!!
Se não existe vacina, como é possível ter um calendário de vacinação por idade?
FALANDO NISSO
Gostaria muito de poder “ler os sentimentos” de pessoas relapsas que não adotam protocolos de prevenção contra a Covid 19 – e são muitas – quando recebem a notícia de que uma pessoa querida está em estado grave por causa da doença!
Ou na pior hipótese: que aquela pessoa amada, morreu vítima do Coronavírus e sob suspeita de que “alguém tenha levado o vírus para dentro da própria casa”.
Não é crível que alguém não tenha nenhuma consideração pelo semelhante!
A “peste chinesa” desconhece idade, credo religioso, cor, raça e menos ainda, o amor dedicado à vítima.
COMISSÃO DE ÉTICA
A Comissão de Ética foi votada e empossada na sessão de ontem da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.
O vereador e advogado Luís Fernando Almeida (MDB), o escolhido para a presidência pelos próximos dois anos.
Salvo muito me engano – e isso pode ocorrer – a Comissão de Ética terá trabalho.
Também pode acontecer o seguinte: sabendo das atribuições e existência do Código de Ética, os mais exaltados sejam contidos.
A PARCIALIDADE DE SERGIO MORO
O que vimos ontem no Supremo Tribunal Federal se assemelha ao comparativo que se faz com a “biruta de aeroporto”, ou seja, movimenta-se ao sabor do vento.
Assisti todo pronunciamento do Ministro Gilmar Mendes – cheio de acusações – tergiversando sobre suspeição.
Enquanto isso, o Senado Federal – único órgão que pode apear um Ministro do STF do cargo – assiste tudo passivamente e dão ao STF, os Poderes que nunca tiveram.
Livraram Lula de condenação imposta pela Lava-Jata e por um juiz de primeira instância.
E os demais juízes – desembargadores – que confirmaram os crimes, também são suspeitos?
Comentários: