A EXONERAÇÃO
A demissão do diretor do SAMAE Ademir Izidoro - que também é Presidente do PP (Progressistas) - ocorrida na manhã de ontem (portaria divulgada no nosso portal) não tem nada de excepcional se analisarmos o seguinte:
1 - O prefeito Antídio Lunelli sempre disse ter aprendido com o pai que "o dinheiro dos outros devemos cuidar dez vezes mais que o nosso e sendo dinheiro público, o mínimo é 20 vezes".
2 - Lunelli sempre foi de "delegar, dar autonomia", mas também de cobrar resultados eficientes.
2 - As denúncias de irregularidades comprovadas e que já foram enviadas ao Ministério Público, onde figuram: pagamento por serviços inexistentes, majoração de medições de obras executadas, reuniões entre servidores do SAMAE e prestadores de serviço - sem explicações aceitáveis e fora do ambiente de trabalho e etc. - não pode passar apenas por procedimento administrativo sem a demissão do responsável.
3 - Antídio estava cuspindo fogo há dias e só faltou um daqueles áudios memoráveis que ele produz.
4 - A saída de Ademir Izidoro esvazia a CPI que está sendo tentada, mas nada impede sua instalação. Ficará dependente das ações da administração - que terá muito mais ferramentas de investigação.
5 - Antecipei a contratação de uma auditoria para verificação de contratos e pagamentos.
6 - Antecipei que o Secretário de Planejamento e Urbanismo Eduardo Bertoldi, assumiria.
O tempo - senhor absoluto da razão fará com que todas as verdades venham à tona
NOTA OFICIAL
Na tarde de ontem, Ademir Izidoro escreveu a seguinte nota:
"Nos últimos meses tenho sido alvo constante de acusações, ataques e julgamentos devido ao meu posicionamento no tocante a acusações de possíveis irregularidades no Samae de Jaraguá do Sul, autarquia a qual presido desde janeiro de 2013.
Todos esses anos, enquanto gestor dessa autarquia, prezei pela gestão transparente, honesta e justa. E estou seguro quanto à minha postura e decisão. As medidas - inicialmente necessárias - foram devidamente tomadas. No mais, prezando pelo senso de justiça e empatia não quis fazer qualquer julgamento prévio das pessoas envolvidas, dando a elas o benefício da dúvida.
Um procedimento administrativo foi instaurado para apurar as denúncias e possíveis irregularidades, conforme determina a lei. Como já aconteceu em outros casos dentro da Autarquia, desde que assumi a presidência, quando comprovada a culpa, os responsáveis foram punidos. O processo administrativo foi conduzido por uma comissão de servidores efetivos do Samae, os quais prezam pelos princípios da administração pública, atuando de forma totalmente imparcial na apuração dos fatos.
Com a finalização dos trabalhos dessa comissão e tomando ciência da decisão proferida, tomarei as medidas necessárias para garantir que os responsáveis sejam punidos e respondam por suas condutas. Todo o conteúdo do Processo Administrativo será enviado ao Ministério Público Estadual.
O fato de não ter me pronunciado até o momento se deve à espera pela finalização dos trabalhos da comissão. Tenho agora os fatos e argumentos necessários para esclarecer a situação para comunidade Jaraguaense.
Sobre um segundo processo resultante de outra denúncia, também irei me pronunciar quando da finalização da apuração dos fatos.
Lamento e repudio a conduta de alguns agentes políticos e alguns veículos de imprensa de Jaraguá do Sul que, com objetivos apenas politiqueiros e pessoais, distorceram os fatos narrados, trazendo como verdade situações que ainda não haviam sido apuradas, levando à comunidade a falsa impressão de uma gestão ineficiente no Samae de Jaraguá do Sul. Colocando em dúvida, inclusive, a conduta de promotores renomados do Ministério Público de Santa Catarina.
Uma Autarquia que esteve sob minha gestão nos últimos 8 anos e alavancou índices louváveis na área de Saneamento Básico, comprovando que houve sim o emprego correto do recurso público e se tornando referência nacional para o setor. Um dos raríssimos municípios do Brasil a atender as quatro vertentes do Saneamento Básico, praticando uma das menores tarifas do Estado de Santa de Catarina e estando 11 anos à frente das metas de cobertura e atendimento determinadas no Novo Marco Legal de Saneamento.
Lamentável que uma desavença pessoal e política venha nesse momento, manchar a imagem de uma instituição sólida como Samae e do município de Jaraguá do Sul. Em toda minha vida profissional não tenho nenhum fato ou ocorrência que desabone a minha conduta. Não foi diferente enquanto estive frente à essa autarquia, como gestor, nomeei em cada área diretores e coordenadores que são responsáveis por suas ações e omissões no desempenho de suas funções, atribuições e competências, devendo zelar pelo fiel cumprimento da legislação e pelos princípios da administração pública.
Desde o primeiro ano que estive como Diretor Presidente do Samae, nomeado à época pelo prefeito Dieter Janssen e nas últimas duas gestões do atual prefeito Antídio Lunelli, prezei pela conduta séria, ética, honesta e transparente, honrando os valores preconizados por esses gestores junto à administração municipal.
Agora, esses mesmos agentes políticos tentam manchar a minha imagem e do Samae, que clamam por justiça, por investigações, por uma CPI, vão à mídia dizer que a minha exoneração poderia evitar a criação da CPI. Pergunto, essa medida é realmente imparcial? O meu afastamento do cargo atual vai cessar as dúvidas, questionamentos e acusações? Na minha opinião isso só comprova que a questão é realmente pessoal e política. Infelizmente é esse tipo de conduta, o lado sujo da política que afasta as pessoas de bem do meio político.
Como diria Winston Churchill: "Nunca desista. Nunca, em nada, grande ou pequeno, vasto ou insignificante. Nunca desista, exceto por convicções de honra e bom senso. Nunca ceda à força. Nunca ceda à aparente força esmagadora do inimigo.”
E é com a consciência tranquila e com a convicção de estar agindo certo e com prudência que deixo a presidência do Samae, certo de ter cumprido o propósito de melhorar a qualidade de vida da população Jaraguaense através do Saneamento Básico de Qualidade. Agora, chegou o momento de vislumbrar a ampliação desse propósito, e atuar na esfera estadual ou federal, como candidato a deputado. Candidatura que deve ser alinhada nos próximos dias junto ao partido progressistas. Ao mesmo tempo, tanto o prefeito Antídio Lunelli como o vice prefeito, Jair Franzner validaram a minha decisão e deixaram caminho aberto se no futuro, eu desejar voltar a contribuir com a administração municipal."
Ademir Isidoro: NOTA OFICIAL
Ademir Izidoro – Diretor Presidente do Samae de Jaraguá do Sul
07 de março de 2022
O VEIO VAI
O empresário Luciano Hang – o veio da Havan – já decidiu: será candidato ao Senado pelo Partido Liberal – o mesmo do Presidente Jair Bolsonaro.
Há tempos antecipamos sobre o tema – que vinha sendo cozido em banho-maria pelo próprio Hang, afim de buscar mais envolvimento do eleitorado catarinense.
Há apenas uma vaga e – salvo melhor juízo – não há adversário para tirá-la de Hang.
A data da filiação será no dia 22 de março em Brasília.
O Deputado Estadual Kennedy Nunes – Presidente do PTB em Santa Catarina deverá adotar uma mudança de plano: buscar uma vaga na Câmara dos Deputados em Brasília.
ESTÁ EXPLICADO
Por isso Dário Berger – que vai para o PSB – não queria disputar a reeleição para o Senado.
Caso tenha feito uma avaliação do seu mandato – tipo: falando consigo mesmo – viu que foi pífia, ausente e muito aquém do esperado.
Daí, o resultado seria um sonoro e retumbante “NÃO” do eleitorado catarinense. Por isso, o senador forçou a barra para ser o nome da majoritária.
Nem precisa ser muito inteligente para saber que o “NÃO” o acompanhará em qualquer cargo que disputar.
O eleitor se cansou dos mesmos de sempre!
Ainda que Luciano Hang tomasse a decisão pela disputa "aos 45 minutos do segundo tempo", a candidatura de Berger derreteria.
CENÁRIO MUDOU
A ida do Governador Carlos Moisés para o REPUBLICANOS, também terá implicações.
Não conseguirá – por exemplo – juntar os partidos desejados em torno da sua candidatura.
O MDB será o primeiro a se concentrar em projeto próprio, assim como outros partidos.
O poder de persuasão deverá ser o foco de Antidio Lunelli – prefeito de Jaraguá do Sul – e envolver o partido no todo.
Não será tarefa das mais fáceis, afinal de contas, os inimigos na trincheira já são conhecidos.
A JANELA
Toda movimentação faz com que os políticos passem a olhar mais para a chamada “janela partidária” que permite a mudança de sigla e também reascende alterações possíveis para o pleito de 2022.
É possível que tenhamos surpresas em termos de filiações dentro do prazo previsto em Lei.
Como sempre – e já falei sobre isso muitas vezes – alguns partidos possuem “donos”, ou seja, a dança sempre será conforme a música que eles tocam.
Os caciques não desapegam do Poder e nem abrem espaços para novas lideranças.
Se adonam das siglas e querem todos tutelados.
PESQUISAS
As pesquisas eleitorais – que se não são totalmente falsas, aceitam manipulação – estão caindo na realidade.
Alertei há muito tempo que isso ocorreria: os institutos - vergonhosamente desacreditados – teriam que mudar os números sob pena de descrédito total. Já iniciaram as mudanças desde novembro passado e a cada nova rodada, os dados ficam diferentes e mais próximos da realidade.
Comentários: