Pense Jornal - Sua fonte de notícias na cidade de Jaraguá do Sul

Quarta-feira, 23 de Abril de 2025

Colunas/Geral

ENTRE A CRUZ E A ESPADA: A DECISÃO DO GOVERNADOR FOI TIDA COMO INÓCUA PARA O MOMENTO.

Erros cometidos desde o início da pandemia do Coronavírus fizeram o Governador Moisés usar cautela demais.

ENTRE A CRUZ E A ESPADA: A DECISÃO DO GOVERNADOR FOI TIDA COMO INÓCUA PARA O MOMENTO.
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

LADO A

O Governador Moisés (PSL) sabe que está pisando em ovos na atual situação do Coronavírus no Estado de Santa Catarina.

Desde o início da pandemia em fevereiro do ano passado, a coleção de erros estratégicos desgastou o governo, a equipe, sem falar na quantidade de problemas que ainda tem causado e continuará causando.

Leia Também:

Do escândalo dos respiradores – sem explicações plausíveis até hoje – os pedidos de impeachment, acusações graves contra a equipe de governo e o próprio chefe do Executivo, fechado numa redoma.

Governando à distância, os apontamentos que são muitos e em diversos setores administrativos, mostraram erros grosseiros.

LADO B

No momento de tomar uma decisão mais firme e observando os erros passados, o Governador optou por uma medida paliativa: lockdown de final de semana.

Não vai resolver!

Entidades representativas sugeriram que fossem 14 dias e não foram atendidas. Receberam 6 páginas de justificativas (publicadas na íntegra no nosso Portal) e salvo um acidente de percurso tudo continuará assim, ou seja, fechamentos em finais de semana.

Claro que a situação é gravíssima, mas quem pensou em isolamento de 14 dias se esqueceu de outras coisas: como ficam os autônomos que ganham hoje para comerem hoje?

E o pessoal de eventos que amarga o abandono há mais de ano?

E o comércio “não essencial” que se arrasta pelo mesmo período?

Todos que pediram o prolongamento do lockdown terão seus pagamentos creditados em conta no final do mês.

Já os outros...

AINDA O CÓDIGO DE ÉTICA

Tenho dito repetidamente que: para falar de determinado assunto é preciso domínio do tema, conhecimento de causa, estudar a matéria.

No entanto, o número de “entendidos” em redes sociais é algo pavoroso.

A primeira votação do tal Código de Ética na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul – ocorrida na semana passada – não tem significado nenhum.

Só aconteceu porque – caso em contrário – sem votação trancaria a pauta e nada poderia ser votado.

Há promessas de muitas emendas – que receberão votação em separado – por parte dos que temem a tipificação de possíveis “escorregões” no exercício do mandato.

Mais: entre a primeira e a segunda votação – existe um rito chamado “interstício”, o que poucos conhecem.

Mais ainda: para ser aprovado e porque se trata de projeto modificativo, a votação precisará ser absoluta, ou seja, 2/3 dos vereadores, o que é igual a 8 votos.

PROMESSA

Candidatos do PSL nas eleições de 2020 em São José – região da grande Florianópolis – estão prometendo a construção de “um varal de contas” em Jaraguá do Sul.

Segundo um dos devedores, o advogado Fernando Anselmo que concorreu e fez 16 mil votos, a situação é vexatória.

Houve promessas de recursos para a campanha e oriundos do fundo partidário, o que não aconteceu. Os credores estão cercando os devedores (que não sabem como quitar as contas) nas ruas.

Os deputados Coronel Mocelin e Fábio Schiochet – estadual e federal, respectivamente – prometeram que viria dinheiro do PSL.

Os devedores prometeram uma nota conjunta e que farão um varal com as contas e irão pendurá-lo em frente à casa do deputado Fábio em Jaraguá do Sul.

Disseram mais: que o presidente do PSL no Estado é uma fraude, inconsequente e mentiroso!

REFLEXOS

O desempenho dos políticos eleitos em 2018 na região da AMVALI – Associação dos Município do Vale do Itapocu – refletirá no pleito de 2022.

Nenhum deles (eu disse, nenhum) repetirá a votação recebida na eleição passada e isso passa por dois cenários:

1 – O fraco desempenho na atividade parlamentar (e a pandemia atrapalhou) com muitas promessas e poucas realizações, pouca efetivação.

2 – O eleitor está mais exigente! A onda da renovação não passou e deverá dar o ar da graça de modo ainda mais forte em 2022

O detalhe é que: os Partidos não possuem nomes com densidade eleitoral e sempre continuam deixando para a última hora.

 

Comentários:
Sérgio Peron

Publicado por:

Sérgio Peron

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!