CASSADO
O vereador Ronie Lux do MDB de Jaraguá do Sul teve o seu mandato cassado.
O ato foi exarado na sexta-feira pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores.
Ronie foi condenado em sentença transitada em julgado pelo crime de desacato.
Não há o que fazer, a não ser cumprir a Lei
A previsão legal é de que “condenado por crime”, o vereador perde o mandato.
Primeiro suplente com 871 votos, Ronie assumiu a vaga do vereador Onésimo Sell – que deixou o mandato e é o atual presidente do Samae.
A DISPUTA
A segunda suplência é de Jacira Rozza Buzarello com 786 votos e o terceiro suplente se trata de Pedro Garcia com 678 votos, ambos emedebistas.
Há muita conversa nos bastidores, negociações e muita pressão para que Jacira R. Buzarello não assuma, abrindo mão para Pedro Garcia.
Motivo: Garcia depositaria voto em Jair Pedri (PSD) que acalenta a pretensão de ser o Presidente do Legislativo em 2024.
Não é tão simples.
Garcia é “concorrente” (sem falar em outras possíveis diferenças) do vereador Osmair Luiz Gadotti, ambos na região do Bairro Nereu Ramos.
Por sua vez, Gadotti não vota em Jair Pedri para a Presidência, acompanhado de outros vereadores do MDB.
Está criado o impasse!
Para piorar a situação, o Paço Municipal é “totalmente desqualificado” de articulação política.
Neófitos totais, acham que “as abóboras se ajeitam no andar da carruagem”.
Ledo engano!
A situação já deveria ter sido definida na sexta-feira, dia da cassação do mandato de Ronie Lux.
Estão dormindo...
ESCÁRNIO É POUCO
Dizer que o convite para Flávio Dino ir para o Supremo Tribunal Federal é um escárnio soa como elogio.
Seria contemporizar, reduzir a gravidade, o deboche, o acinte.
O Ministro que coleciona 97 convocações para depor, acusado de “desaparecer”com as filmagens do dia 8 de janeiro, visitar o Complexo da Maré, receber a “dama do tráfico” no seu Ministério quer uma vaga no STF.
Desde a última segunda-feira ele já está fazendo o “beija-mão” nos gabinetes do Senado em busca de apoio.
A oposição promete tentar barrar sua indicação e os números indicam que Dino não deve ter vida tão fácil quanto o ministro Cristiano Zanin, ex-advogado de Lula e o mais recente sabatinado, que venceu resistências e acabou aprovado por 58×18 votos.
O jeitão debochado de Dino rendeu 97 pedidos convocação só na Câmara, afora outras dezenas de “convites” e pedidos de informação.
No Senado, na CPI do 8 de Janeiro, Dino foi alvo de 15 pedidos de convocação e outros quatro pedidos de quebra de sigilo telemático.
Magno Malta (PL-ES) lembra que o Senado rejeitou indicação de Lula para a DPU e diz: “confiando em Deus, rejeitaremos esta também”.
TENHO DITO E REPETIDO
Não tripudio uma pessoa que passa por situações difíceis, afinal de contas, todos estamos no mesmo patamar e suscetíveis.
Quando alguns descem para o último degrau do referido patamar, a situação fica diferente e até (confesso) sinto um certo prazer em ver o sujeito se ferrando.
Foi o caso do Deputado Federal André Janones (Avante-MG).
O biltre fez tanto que acabou colhendo de forma antecipada.
O áudio vazado onde ele cobra “parte do salário dos assessores”, o que não considerava corrupção, no mínimo, foi sua sentença de morte.
Vamos ver qual será a atitude do Presidente da Câmara Arthur Lira (PP) e dos deputados que estão prometendo uma enxurrada de denúncias para a perda do mandato do referido parlamentar.
Minas Gerais produziu esse asco.
Comentários: