Pense Jornal - Sua fonte de notícias na cidade de Jaraguá do Sul

Terça-feira, 23 de Julho de 2024

Colunas/Geral

A BANDIDAGEM ANDA APLAUDINDO A POLÍTICA E OS POLÍTICOS

A volta de mais um projeto de corrupção

A BANDIDAGEM ANDA APLAUDINDO A POLÍTICA E OS POLÍTICOS
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

BRASÍLIA NÃO É A MESMA

A primeira-dama, Janja, é vista como um problema para o governo. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, em reportagem publicada neste domingo, 18, a socióloga tem poder de veto no Palácio do Planalto.

A primeira-dama Janja interfere no governo do marido Lula (PT) de maneira que vem provocando insatisfação, sobretudo em áreas como economia, segurança pública e publicidade.

Leia Também:

Instalada em uma sala ao lado do gabinete do presidente, no terceiro andar do Palácio do Planalto, ela define até quem deve ou não ser recebido pelo marido e até a duração da audiência.

De acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, publicada neste domingo (18), Janja dá palpites sobre os mais variados assuntos, incluindo relações com os militares, e veta o agendamento de reuniões de Lula com deputados e senadores.

Muito embora ela não exerça cago público com prerrogativas de decisão, passa pelo crivo da primeira-dama até mesmo a propaganda oficial: só se divulga o que ela aprova.

A BANDIDAGEM APLAUDE

A aprovação do projeto deputada Dani Cunha (União-RJ), muito piorado pelo relator Cláudio Cajado (PP-BA), que tipifica como crime a negativa de serviços financeiros a pessoas “politicamente expostas” (PEPs), ameaça o sistema financeiro nacional, de acordo com avaliação da ONG Transparência Internacional.

O projeto aprovado caracteriza como “discriminação” a negativa de serviços como abertura de contas, investimentos ou mesmo operações de crédito a “pessoas politicamente expostas”, obrigando instituições financeiras a não negar serviços, independente dos riscos, a investigados e réus de ações penais.

O projeto, que agora será avaliado no Senado, ataca diretamente um instrumento central no combate à lavagem de dinheiro e ao uso de laranjas: o monitoramento adicional e a tomada de medidas mitigadoras de riscos com relação a “pessoas politicamente expostas”. As chamadas PEPs são ocupantes de cargos e funções públicas que, em razão de sua atuação profissional, apresentam riscos adicionais de lavagem de dinheiro e de financiamento do terrorismo.

JÁ VIMOS O FILME

O “Presimente” está anunciando a versão III do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.

Para quem não se lembra ou finge demência, o referido instrumento foi um dos maiores projetos (senão, o maior) de corrupção já institucionalizado no Brasil.

Ocorreram: desvios, superfaturamento, propinas aos baldes, corrupção galopante – tudo em nome do suposto “reaquecimento da economia”.

Agora, o PAC tem uma segunda intenção: recuperar a popularidade do governo e evitar queda em velocidade máxima como a que está ocorrendo.

Trata-se de um “não vale a pena ver de novo”, mas acontecerá tudo o que já sabemos e testemunhamos.

A corrupção desenfreada é apenas uma questão de tempo.

COMPORTAMENTO HUMANO

Algumas pessoas fingem desconhecer determinados assuntos por interesses inconfessáveis.

O mais interessante de tudo é que “esquecem”, exatamente, o que é de domínio público.

Tenho visto muito disso no meu dia-a-dia, no entanto, faço questão de lembrar aos esquecidos.

Ameaças, ainda que veladas, fazem parte do meu trabalho há muito tempo.

O medinho deixo para os iniciantes e que ainda não conhecem “os cacos, as tralhas com as quais lidamos cotidianamente”.

Comentários:
Sérgio Peron

Publicado por:

Sérgio Peron

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!